sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cibernética - comunicação e controle

As ramificações da teoria da mensagem ou complexo de idéias, mas especificamente nomeados de “Cibernética” derivada da palavra grega ‘Kubernet’ a mesma da qual eventualmente derivou-se a nossa palavra ‘Governador’. Assim ao darmos a definição de Cibernética, colocamos na mesma classe - Comunicação e Controle. Quando me comunico com outra pessoa transmito-lhe uma mensagem, e quando ela por sua vez se comunica comigo, replica com uma mensagem conexa, que contem informação que lhe é originariamente acessível, e não a mim. Quando comando as ações de outras pessoas comunico-lhe uma mensagem, embora tal mensagem esteja no modo imperativo, à técnica de comunicação não difere da de uma mensagem de fato. Ademais, para o meu comando ser eficaz, tenho de tomar conhecimento de quaisquer mensagens vindas de tal pessoa que me possam indicar ter sido a ordem entendida e obedecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário