segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O FUTURO DAS COMUNICAÇÕES

Como a tecnologia potencializa encontros reais e virtuais e cria padrões de comportamento na Sociedade

      A Tecnologia se incorporou a nossa vida de forma tão natural que fica difícil saber onde termina. Elas estão mais humanas, e nós mais cibernéticos. As cidades, o campo, todas as partes do mundo foram recobertas por uma espécie de teia invisível - rede das redes - que conecta qualquer tipo de dispositivo eletrônico a qualquer hora e em qualquer lugar. Já se atende o telefone pela TV e se assiste a um programa ao vivo pelo celular. As compras são pagas aproximando os olhos de um leitor de íris.
      Há pouco tempo ninguém se imaginaria tão dependente das novas mídias de hoje. O celular, palavrão da informática há pouco mais de uma década, tornou-se um dos mais populares artigos tecnológicos. "O mundo virtual é a primeira grande revolução depois da descoberta da América. Primeiro tivemos a expansão dos teritórios, agora vivemos a expansão de nossos sentidos.
     Hoje inumeros jovens se conhecem por chat's, pelo celular e trocam inumeras mensagens antes de se conhecerem persoalmente ou antes de marcar o primeiro encontro real.
     A nova geração, especialmente a nascida no século XXI, pode aposentar os desktops (computadores fixos de mesa) e usar apenas dispositivos portáteis. E o melhor: não vai precisar plugar fio nenhum na tomada. A aposta tecnológica de conexão à rede chama-se WiFi e funciona por ondas de rádio.
     A internet, sem dúvida, é a mídia que hoje oferece mais ferramentas de comunicação: são incontáveis salas de bate-papo, fóruns de discussão, ICQs e milhões de emails trafegando o tempo todo pela rede  sem trégua. Mas será que o mundo virtual é apenas um refúgio da ficção ou também um espaço produtivo para troca de idéias, capaz de tangenciar o mundo real?

Um comentário:

  1. Boa noite a todos!
    Certamente o mundo virtual é uma ferramenta de grande valia no mercado atual, sobretudo quando se fala em distância geográfica, em logística. Mas há determinadas situações em que a presença real ou tradicional se faz necessária, principalmente para produzir um maior impacto, como num fechamento de um contrato, de uma parceria, de um investimento.. o interessante é saber como e quando utilizar a ferramenta. Abraço.

    ResponderExcluir