sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cibernética - comunicação e controle

As ramificações da teoria da mensagem ou complexo de idéias, mas especificamente nomeados de “Cibernética” derivada da palavra grega ‘Kubernet’ a mesma da qual eventualmente derivou-se a nossa palavra ‘Governador’. Assim ao darmos a definição de Cibernética, colocamos na mesma classe - Comunicação e Controle. Quando me comunico com outra pessoa transmito-lhe uma mensagem, e quando ela por sua vez se comunica comigo, replica com uma mensagem conexa, que contem informação que lhe é originariamente acessível, e não a mim. Quando comando as ações de outras pessoas comunico-lhe uma mensagem, embora tal mensagem esteja no modo imperativo, à técnica de comunicação não difere da de uma mensagem de fato. Ademais, para o meu comando ser eficaz, tenho de tomar conhecimento de quaisquer mensagens vindas de tal pessoa que me possam indicar ter sido a ordem entendida e obedecida.

O seu melhor negócio

Seu melhor negócio é VOCÊ MESMO. Não espere que a empresa planeje seu futuro. Veja como fazer seu próprio plano de desenvolvimento profissional. Descubra seu ponto P, sua paixão Pare de ficar apenas tentando superar suas limitações, seus pontos fracos. Invista no que você já é bom. Esse é o seu diferencial. Seja o melhor nisso. Identifique sua paixão, aquilo que lhe motiva lá no fundo. A melhor oportunidade de mercado está dentro de você. Você terá sucesso se fizer o que gosta e gostar do que faz. Crie seu produto Mesmo que esteja na folha de pagamento de uma empresa, você tem clientes: são chefes,colegas,fornecedores, acionistas, para os quais você precisa entregar produtos e serviços. Responda: de que eles precisam? O que você pode oferecer para eles? Se você é da área financeira e tem de produzir relatórios, por exemplo, transforme-os em fonte de informações essenciais para tomada de decisões. Torne-se indispensável Identifique com clareza de que a organização mais precisa para ter mais sucesso. Se o diferencial da organização é a logística, ou a rede de distribuição, ou o relacionamento com clientes, procure estar o mais próximo possível de uma dessas atividades e torne-se indispensável naquilo que a sua empresa valoriza e faz diferença. Se não for possível, mude de emprego e procure uma organização onde aquilo que você faz bem é o que ela necessita para brilhar. Não desperdice sua vida no que a empresa nem nota. Defina sua marca Da mesma forma que uma empresa precisa ter uma marca, você precisa construir a sua. Pode ser sua capacidade de relacionamento, de inovação, de descobrir talentos... O importante é ter uma marca que seus clientes internos e o mercado reconheçam. Conquiste seus parceiros Ninguém consegue, sozinho, ter sucesso e ser feliz na vida e na carreira. Cultive parcerias. Pode ser com seu chefe, mentor dentro ou fora da empresa, m embros da sua família, amigos, contatos diversos na sua rede de relacionamento. Desenvolver uma cumpricidade sadia é uma arte. Mas isso exige reciprocidade. Você só terá parceiros em seus projetos se também for parceiro nos projetos de outras pessoas.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A nova cultura cibernética



Na cultura cibernética o homem é avaliado por aquilo que pensa, não pelo que aparenta ser. Como conseqüência disso, a sociedade terá que rever conceitos como beleza, moda e intelectualidade. Também é pressuposto dessa cultura, o princípio do compartilhamento. Veja o exemplo de um morador da Nova Zelândia, que a partir da troca de arquivos, pode ter acesso à Bossa Nova Brasileira em questão de minutos. Outra característica dessa cultura é a heterogeneidade de sua composição. Um exemplo é a criação de softwares de código aberto como OpenOffice e FireFox. Milhões de programadores espalhados pelo mundo contribuem voluntariamente com o sistema, tornando-o um produto típico dessa nova era. Softwares que comungam desse princípio estão recebendo apoio de grandes entidades, como o Governo Brasileiro, que já adota software livre em suas empresas. O próximo passo do Governo é substituir o sistema operacional Windows pelo Linux, mudança que fará a União economizar milhões e o mercado rever suas estratégias. Telefonia, antes paga, agora é feita via IP gratuitamente para qualquer lugar do mundo. Os filmes americanos, que antes demoravam meses para chegar aos cinemas brasileiros, agora podem ser vistos na internet, antes mesmo de suas estréias no cinema. A transformação advinda com a nova cultura cibernética dissemina o acesso aos veículos de comunicação. Antes, somente as grandes empresas portadoras de máquinas e equipamentos de alta tecnologia podiam publicar informações com grande abrangência. Hoje, através da internet qualquer pessoa pode criar um blog e publicar artigos, reportagens, fotos, poesias e protestos com alcance mundial. A Internet também permite a supressão dos efeitos negativos de certos monopólios públicos ou privados. Um bom exemplo é o indiscutível poder de comunicação da Rede Globo, que já sofre um contrapeso importante. Recente pesquisa Ibope/NetRatings, aponta o brasileiro como o internauta que mais tempo passa navegando na web, ou seja, menos tempo diante da TV. Com a proliferação do serviço de conexão Banda Larga, a tendência é esse tempo de conexão crescer mais ainda.Simplesmente não existem fronteiras na Internet. Até mesmo os diferentes idiomas, que poderiam se tornar um obstáculo, são facilmente traduzidos através de sites como BabelFish. Portais de pesquisa como Google, Yahoo! e AltaVista, permitem consultas a um pluralidade de fontes e canais de informação. A Internet permite uma liberdade de expressão e informação. O usuário passa a controlar o seu saber. É livre o acesso a produções científicas de todo o planeta, incluindo revistas, jornais, e-books, sendo possível uma interação através de e-mail ou fóruns, com os autores dessas produções. Essa relação permite uma contínua redescoberta dessas obras e mapeamento de novos caminhos para o autodesenvolvimento. Mesmo diante do desafio da inclusão digital, as comunidades on-line são irreversíveis, mantendo a nova ordem da comunicação mundial a um click de qualquer distância.






quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SURGE UMA NOVA LINGUAGEM. MAS NÃO PARA TODOS

      Em termos de funcionalidade, a tecnologia da informação de hoje em dia é diferente daquela que inspirou os primeiros computadores. De início, as máquinas "inteligentes"apenas faziam mais rapidamente o que as pessoas faziam. Hoje, a informação é a própria matéria-prima da tecnologia, "o principal fator de produção de riquezas", segundo o filósofo francês Pierre Lévy. Mas o acesso ainda é altamente desigual principalmente na América Latina e na Africa. A exclusão digital passou a ser mais um dos diferenciais negativos para os países pobres.
      Mesmo onde o uso da Internet é mais generalizado, existem preocupações. Há crimes cibernéticos, como a invasão de sistemas, ameaçando os direitos autorais e a propriedade industrial. Pior ainda, o uso da internet por terroristas ou para exploração sexual tira o sono de governos e organismos internacionais.
      Apesar dos perigos, não é possível ignorar os avanços tecnológicos. Para produzir, entender, aprender e educar, é cada vez mais necessário conhecer a linguagem digital. É nela que, hoje em dia a informação é gerada, processada, armazenada e transmitida. Queiramos ou não, o novo "idioma" está mudando o modo de ver o mundo. A tendência é que, mais rapidamente do que podemos imaginar, essa mudança atinja a todos. 

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O FUTURO DAS COMUNICAÇÕES

Como a tecnologia potencializa encontros reais e virtuais e cria padrões de comportamento na Sociedade

      A Tecnologia se incorporou a nossa vida de forma tão natural que fica difícil saber onde termina. Elas estão mais humanas, e nós mais cibernéticos. As cidades, o campo, todas as partes do mundo foram recobertas por uma espécie de teia invisível - rede das redes - que conecta qualquer tipo de dispositivo eletrônico a qualquer hora e em qualquer lugar. Já se atende o telefone pela TV e se assiste a um programa ao vivo pelo celular. As compras são pagas aproximando os olhos de um leitor de íris.
      Há pouco tempo ninguém se imaginaria tão dependente das novas mídias de hoje. O celular, palavrão da informática há pouco mais de uma década, tornou-se um dos mais populares artigos tecnológicos. "O mundo virtual é a primeira grande revolução depois da descoberta da América. Primeiro tivemos a expansão dos teritórios, agora vivemos a expansão de nossos sentidos.
     Hoje inumeros jovens se conhecem por chat's, pelo celular e trocam inumeras mensagens antes de se conhecerem persoalmente ou antes de marcar o primeiro encontro real.
     A nova geração, especialmente a nascida no século XXI, pode aposentar os desktops (computadores fixos de mesa) e usar apenas dispositivos portáteis. E o melhor: não vai precisar plugar fio nenhum na tomada. A aposta tecnológica de conexão à rede chama-se WiFi e funciona por ondas de rádio.
     A internet, sem dúvida, é a mídia que hoje oferece mais ferramentas de comunicação: são incontáveis salas de bate-papo, fóruns de discussão, ICQs e milhões de emails trafegando o tempo todo pela rede  sem trégua. Mas será que o mundo virtual é apenas um refúgio da ficção ou também um espaço produtivo para troca de idéias, capaz de tangenciar o mundo real?

domingo, 25 de outubro de 2009

O mundo virtual nos deu poder e expandiu nossos sentidos

      Os blogs provam que a fantasia dos chats perde espaço nas famosas páginas pessoais. Gratuitos e fáceis de usar, os blogs se firmam como ferramentas úteis que escancaram a intimidade. É a realidade nua e crua, um espaço democrático que dá voz aos anônimos da vida analógica.

sábado, 24 de outubro de 2009

A Tecnologia nas Empresas

Dentro do mundo globalizado, a tecnologia de informação possibilita a constante atualização de dados e integração dos sistemas trazendo com isso informações em tempo real, de forma integralizada e potencializando os processos. O mercado hoje, mesmo que competitivo pode ser democrático, tendo em vista que qualquer empresa, sendo ela de pequeno ou de grande porte, poderá ter um sistema informatizado e integralizado, devido à queda do custo dos computadores e softwares incentivados pela onda da modernização. Mas a empresa deve atentar-se ao objetivo que tem em relação à ferramenta a ser utilizada, levando em consideração a atividade da empresa, a quantidade de clientes, empregados, fornecedores, o orçamento, as análises financeiras, etc., comparando o custo/benefício do sistema, incluindo a sua manutenção. Ao definir os focos e os objetivos da empresa, deverá avaliar a capacidade e preparação dos usuários do sistema e até comparar com outras empresas que já utilizam o programa.Uma empresa informatizada terá muitas vantagens como a otimização do tempo, a facilidade na obtenção de relatórios e conclusões, organização, controle interno das operações, interação entre dados, entre funcionários, gestores e também entre fornecedores, facilitará a coleta e transmissão de documentos, tributos e notas fiscais, reduzirá processos burocráticos e aumentará também a segurança.Um fato contrário e de grande relevância é a dificuldade de obtenção da tecnologia da informação por pequenas empresas, devido ao custo de treinamento e manutenção, por não se tratar de um evento isolado ou simples, é um processo contínuo e que exige investimento. Dessa forma, a informatização juntamente com a gestão de custos é de extrema importância para qualquer tipo de empresa possibilitando maior competitividade no mercado, melhor atendimento, melhor produtividade, aumento da capacidade, de resolução de problemas com agilidade, diminuição de desperdícios e custos, aumento de investimentos e atratividade, além de auxiliar o gestor na tomada de decisão, visando assim o aumento do lucro.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O MUNDO MENOR E CADA VEZ MAIS RÁPIDO

As máquinas mudaram a comunicação entre as pessoas e o acesso ao conhecimento e também influíram radicalmente nos assuntos mundiais

A expressão tecnologia da informação engloba recursos que, nos últimos anos, revolucionaram a comunicação entre as pessoas, tornando o fluxo de conhecimento mais rápido e acessível. No centro do fenômeno está a linguagem digital, que trouxe para o cotidiano os computadores pessoais, a internet, o celular, o CD e o DVD, entre outros meios de armazenar e trocar informações.
Nenhum setor passou ileso às novidades: elas estão em casa, no gerenciamento das empresas, na fabricação de produtos, na circulação de dinheiro etc. Mas nem sempre é fácil perceber o impacto mais amplo da tecnologia da informação. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As principais consequências da Cibernética na Administração

Se a primeira Revolução Industrial desvalorizou o esforço muscular humano, a segunda Revolução Industrial (provocada pela Cibernética) está levando a uma desvalorização do cérebro humano. Duas são as principais consequências da Cibernética na Administração: · Automação: os autômatos, em Cibernética, são engenhos que contém dispositivos capazes da tratar informações que recebem do meio exterior e produzir ações ou respostas. O autômato cibernético trata a informação de tal maneira que pode até mudar sua própria estrutura interna em função dela (aprendizagem). · Informática: A informática está se transformando em um importante ferramental tecnológico à disposição do homem para promover seu desenvolvimento econômico e social pela agilização do processo decisório e pela otimização da utilização dos recursos existentes.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cibernética - Conceito

      Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes e o controle regula o seu comportamento.
     A cibernética compreende os processos e sistemas de transformação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc. Na verdade, a Cibernética é uma ciência interdisciplinar que oferece sistemas de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as demais ciências.
     Cibernética é uma  teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de Informação) entre o sistema e o meio e dentro do sistema e controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao ambiente.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cibernética - o que é?

       A Cibernética é uma ciência relativamente jovem e que foi assimilada pela Informática e pela Tecnologia da Informação (TI).  Foi criada por Nobert Wiener (matemático americano) entre os anos de 1943 e 1947. Surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras. O seu foco está na sinergia.