segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Todos por Um

CARTILHA DE SUCESSO TODOS por UM As empresas estão cada vez mais interessadas em montar equipes de alta performance. Você está pronto para fazer a sua parte? Confira os dez princípios das equipes de alta performance, de acordo com o consultor Luiz Roberto Carnier, da FGV(SP). TRANSPARÊNCIA TOTAL O líder deve deixar claro os motivos de criação da equipe, além das metas, prazos e critérios de avaliação de desempenho. Não há motivação sem informação. QUANTO MENOR, MELHOR A rapidez das respostas é condição crítica para a alta performance. Por isso, o ideal é contar com algo entre 7 e 10 componentes. Se o grupo for maior, é aconselhável dividi-lo. 3. GENTE DIFERENTE Quanto maior a variedade de formação acadêmica, especializações, experiências e perfil dos profissionais da equipe, mas rica será a troca entre eles. 4. LIDERANÇA EFETIVA Sem liderança não há alta performance. Ela dá o tom do trabalho e sua primeira tarefa é levar a equipe a conhecer e confrontar a realidade dos fatos. 5. FOCO NOS PONTOS FORTES Mais do que investir em melhorar os pontos fracos, é importante trabalhar os pontos fortes. Pequenos progressos vão representar ganhos expressivos para todos. 6. RESPEITO AOS PRAZOS Estabelecer prazos deve ser um procedimento constante em equipes de alta performance, porque o tempo é um fator crucial para que os objetivos sejam alcançados. 7. AMIZADE À PARTE Em uma equipe de alta performance, a confiança e o respeito devem existir entre todos os membros, independente do menor ou maior grau de amizade entre eles. 8. AUTO-GESTÃO Os problemas relacionados à equipe devem ser tratados e resolvidos por ela própria. Equipe que não tem poder de decisão não passa de grupo de apoio. 9. AR SEMPRE RENOVADO Visões e percepções externas são sempre bem- vindas. Clientes, fornecedores e consultores podem agregar fatos novos e visões alternativas ao modo de trabalhar da equipe. 10. DEVOLUTIVA CONSTANTE Só é possível controlar o que é possível medir. Uma equipe de alta performance necessita de medidores de resultados, feedbacks qualitativos e quantitativos.

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