CARTILHA DE SUCESSO TODOS por UM As empresas estão cada vez mais interessadas em montar equipes de alta performance. Você está pronto para fazer a sua parte? Confira os dez princípios das equipes de alta performance, de acordo com o consultor Luiz Roberto Carnier, da FGV(SP). TRANSPARÊNCIA TOTAL O líder deve deixar claro os motivos de criação da equipe, além das metas, prazos e critérios de avaliação de desempenho. Não há motivação sem informação. QUANTO MENOR, MELHOR A rapidez das respostas é condição crítica para a alta performance. Por isso, o ideal é contar com algo entre 7 e 10 componentes. Se o grupo for maior, é aconselhável dividi-lo. 3. GENTE DIFERENTE Quanto maior a variedade de formação acadêmica, especializações, experiências e perfil dos profissionais da equipe, mas rica será a troca entre eles. 4. LIDERANÇA EFETIVA Sem liderança não há alta performance. Ela dá o tom do trabalho e sua primeira tarefa é levar a equipe a conhecer e confrontar a realidade dos fatos. 5. FOCO NOS PONTOS FORTES Mais do que investir em melhorar os pontos fracos, é importante trabalhar os pontos fortes. Pequenos progressos vão representar ganhos expressivos para todos. 6. RESPEITO AOS PRAZOS Estabelecer prazos deve ser um procedimento constante em equipes de alta performance, porque o tempo é um fator crucial para que os objetivos sejam alcançados. 7. AMIZADE À PARTE Em uma equipe de alta performance, a confiança e o respeito devem existir entre todos os membros, independente do menor ou maior grau de amizade entre eles. 8. AUTO-GESTÃO Os problemas relacionados à equipe devem ser tratados e resolvidos por ela própria. Equipe que não tem poder de decisão não passa de grupo de apoio. 9. AR SEMPRE RENOVADO Visões e percepções externas são sempre bem- vindas. Clientes, fornecedores e consultores podem agregar fatos novos e visões alternativas ao modo de trabalhar da equipe. 10. DEVOLUTIVA CONSTANTE Só é possível controlar o que é possível medir. Uma equipe de alta performance necessita de medidores de resultados, feedbacks qualitativos e quantitativos.
Comportamento do Consumidor e Estratégias de Mercado
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Há 12 anos
Foi muito bem resumida a base para se ter uma equipe bem estruturada, ou com se diz no texto, uma equipe de alta performance. Tal estrutura não se destina somente às equipes do mundo corporativo (empresas), podem ser muito bem adaptadas a outros "campos": religioso, esportivo, entre outros.
ResponderExcluirO ponto que mais me cahmou a atenção foi:FOCO NOS PONTOS FORTES, ou seja, deve-se investir no que se tem de melhor na equipe.
Rodolfo