A internet deixou de ser uma cidade tranquila, em que era possivel passear sem medo desde que você evitasse determinados becos e ruas desconhecidas. Hoje os cibercriminosos conseguem inserir códigos maliciosos em páginas tão insuspeitas quanto os sites da ONU ou do governo britânico. Especialistas em segurança digital, apontam que mais de 79% dos sites contaminados com malware eram "páginas legítimas" que haviam sido invadidas por hackers, ou seja, portais de universidades ou blogs, por exemplo. E, uma vez instalados em sua máquina, esses programas maliciosos passarão despercebidos - até ser tarde demais. "Os vírus de computador evoluíram e tornaram-se bem mais sutis. Não anunciam sua presença e não necessariamente travam o equipamento ou geram problemas de lentidão".
Os criminosos digitais deixaram de anunciar ostensivamente sua presença como ocorria na década passada, quando os vírus lançavam mensagens do tipo "Seu computador está chapado" e apagavam dados de máquinas infectadas numa sexta-feira 13. Era tempo dos geeks de espinha no rosto que gostavam de praticar ações espalhafatosas, como deixar sua marca em sites invadidos, para fazer sucesso na turma de amigos e tentar faturar alguma garota. No final dos anos 90, os individuos que gostavam de pichar sites perceberam que notoriedade não colocava dinheiro no bolso e migraram para o banker (programas maliciosos que roubam senhas de internet banking). A motivação do crime virtual mudou: as pessoas agora querem dinheiro, e não fama. E, para ser lucrativo, o crime na internet precisa ser discreto. Quanto mais tempo um programa malicioso passar despercebido, mais lucrativo ele vai ser para o hacker.
Você é um um modelo de responsabilidade diante do computador, do tipo que só usa a internet para trabalho ou estudo, que acessa apenas sites respeitáveis, jamais baixou conteúdo ilegal e nunca passou nem de relance por uma página pornográfica? Parabéns. Você não existe. Ninguém está livre de ter um vírus ou um programa mal intencionado (malware) rodando silenciosamente no seu disco rígido. Da forma como a gente convive hoje com a rede, a chance de quase todo mundo estar infectado é GRANDE. Sem que você suspeite, seu computador pode estar sendo controlado ã distância por hackers e usado para derrubar os serviços essenciais de algum país. Preocupado? Não faça essa cara. Assim, não vai sair boa a foto que sua webcam pode estar tirando agora mesmo de seu rosto e enviando pela internet sem que você saiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário