A Gestão de Pessoas vem passando por um amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vem demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vem passando as organizações. No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação.Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo. É preciso, portanto, estabelecer um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, ou seja, com o envolvimento dos clientes internos e externos. O momento atual exige ampla transformação, uma nova "filosofia de gestão", o que implica uma grande mudança no paradigma anterior. Torna-se fundamental ao gestor aprender a criar novas formas organizacionais em torno de equipes e processo. As duas formas principais de modelos de sucesso atualmente é a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DE VERDADEIROS LÍDERES que vamos discorrer a seguir: Ao estabelecer um modelo de gestão por competências, faz-se necessário adotar algumas atitudes básicas relacionadas as ações gerenciais: 1. Conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências. 2. Reconhecimento de que aqueles que ocupam funções de liderança são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências. 3. Crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências e o que hoje é exigido para a boa execução de um trabalho, poderá agregar novas exigências amanhã. Estas premissas devem ser difundidas até que façam parte da cultura geral e serem internalizadas nas atitudes e comportamento de todos. Desenvolvimento de Liderança A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, nomeadamente no que se refere à sua gestão. Abaixo temos um comparativo do antigo modelo de liderança e do modelo atual, mais próximo e mais participativo com as atividades de toda a sua equipe. Um novo Modelo de Liderança Anteriormente* Ser um chefe* Controlar as pessoas* Centralizar a autoridade* Estabelecimento de objetivos* Dirigir com regras e regulamentos* Confrontar e combater* Mudar por necessidade e crise* Ter um enfoque eu e meu departamento Futuro Líder* Ser um coach e facilitador* Empowerment* Distribuir a liderança* Conciliar visão e estratégia* Guiar com valores compartilhados* Colaborar e unificar* Ter um enfoque mais amplo* Ter um enfoque de minha empresa Papel estratégico do novo líder Mercado estável - As empresas* Abordagem de linha de montagem a respeito da estratégia* Maximizam controle interno e ordem* Protegem-se contra a variação auditoria e disciplina* Tem lutas de poder entre níveis e unidades Papel do líder* Definir táticas e definir o orçamento* Controlar o desempenho de indivíduos e atitudes* Tomar ação corretiva quando a conduta está fora do esperado* Tomar decisões consistentes com a estratégia geral da empresa Mercado em constante mudança As empresas* Abordagem de contingência a respeito da estratégia* Maximizam velocidade, flexibilidade e inovação* Protegem-se contra a obsolescência e ignorância* Tem altos níveis de comunicação, colaboração e inovação entre níveis Papel do Líder* Interpretar a realidade emergente* Focalizar os recursos existentes de uma forma eficiente* Desenvolver e promover novas capacidades em resposta às mudanças* Facilitar criação, captação e disseminação de conhecimento Todas estas habilidades expressam a importância na valorização do capital humano, possibilitando não somente o desenvolvimento de suas potencialidades, mas também da superação dos seus limites.
Comportamento do Consumidor e Estratégias de Mercado
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Nos tempos atuais com a dinâmica do mercado cada vez mais veloz,
interferências começam a surgir na escolha dos consumidores, evando em
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Há 12 anos
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